NiTfm live

miúdos

Pensa que sabe todas as regras do UNO? Olhe que não

Elas existem desde 1971, mas há poucos jogadores que as conhecem — e ainda menos os que as seguem.
Conhece mesmo todas as regras do UNO?

Um jogo de cartas imortal, simples, viciante e perfeito para reunir toda a família à volta da mesa. Conhecido em todo o mundo, é jogado por miúdos, jovens e adultos em partidas casuais e até em torneios profissionais. As regras permitem várias combinações de jogadas, por isso, podem também lançar o caos durante o jogo.

O baralho colorido foi criado em 1971 por Merle Robbins, um barbeiro do Ohio, nos EUA, apaixonado por jogos de cartas. Certo dia, ele apresentou a ideia à família e aos amigos e foi um sucesso imediato. A família Robbins viu ali outra coisa: uma oportunidade para ganhar muito dinheiro.

A família gastou as poupanças (cerca de sete mil euros) para produzir cinco mil baralhos de UNO e passou a vendê-los aos clientes da barbearia. A estratégia resultou e o jogo chegou a quase todas as casas da cidade.

Pouco tempo depois, Merle Robbins vendeu os direitos do UNO ao dono de uma agência funerária de Illinois — que era fã do jogo — por cerca de 44 mil euros, mais royalties de dez cêntimos por cada venda. Em 1992, o jogo de cartas passou a fazer parte do catálogo oficial da cadeia Mattel.

Apesar do sucesso mundial, nem toda a gente sabe as regras deste jogo. Por isso mesmo, a NIT preparou um Quiz para perceber até que ponto é que está a jogar da forma correta. Ora experimente lá.

Conhece mesmo as regras do UNO?

Se os seus jogos costumam acabar com discussões épicas com os amigos ou familiares, faça este teste da NiT. A culpa pode ser sua, deles ou do UNO.