NiTfm live

Miúdos

No Hospital da Bonecada os miúdos “curam” os bonecos e perdem o medo de hospitais

A iniciativa pretende acabar com a "síndrome da bata branca". A nova edição está a chegar ao Centro Colombo.
O evento acontece no Colombo.

De 25 de abril a 4 de maio, os miúdos dos três aos 10 anos podem levar os seus bonecos até ao Hospital da Bonecada, uma iniciativa que pretende erradicar a “síndrome da bata branca” nas crianças. O evento acontece na Praça Central do Centro Colombo e a entrada é gratuita.

Neste jogo de faz de conta, vários estudantes das áreas da saúde assumem o papel de profissionais para tratar os bonecos das crianças. Estes estudantes voluntários levam assim o ambiente de um hospital até aos miúdos para que eles percam o medo.

O Hospital da Bonecada terá uma estrutura semelhante à de um hospital real. Os miúdos terão de explicar os sintomas do seu filho-boneco, e passar pelas várias estações (consultório, sala de desinfeção, bloco operatório) onde serão aplicados curativos para tratar o seu boneco.

Este hospital-modelo será criado, este ano, sob o tema “Criança com Doença Crónica”. Além da iniciativa no Colombo, a 18.ª edição pretende sair da área da Grande Lisboa, criando mini-edições de curta duração em várias zonas do país. O objetivo é chegar até cinco mil miúdos.

O Hospital da Bonecada foi criado em 2001 pela Associação de Estudantes da Nova Medical School, e foi premiado no ano letivo de 2006/2007 com o Prémio Hospital do Futuro, concedido pela Sociedade Portuguesa de Pediatria.