As preocupações ambientais estão a chegar às grandes marcas. E numa altura em que o plástico é um dos temas mais sensíveis neste debate sobre o futuro do nosso planeta, é inevitável que as produtoras de brinquedos comecem a apostar em soluções mais sustentáveis.
A LEGO viveu toda a sua vida à base de peças feitas, essencialmente, de plástico, mas decidiu dar o exemplo e começar a estudar alternativas. No ano passado lançou as suas primeiras peças feitas de polietileno à base de plantas.

Desde então, a quantidade de peças sustentáveis tem aumentado nos sets LEGO mas agora é dado mais um passo: o novo conjunto da LEGO Ideas, “A Casa da Árvore”, tem o maior número de peças sustentáveis até agora.
Quer na modalidade de blocos como na sua versão real, as casas da árvore são sucessos intemporais e sem idade: esconderijos, pontos de encontro, fortaleza ou um local para viver aventuras com os amigos.
Agora, vai ter mais uma opção para construir o refúgio de brincadeiras dos seus sonhos — e de forma amiga do ambiente. Um dos maiores sets de sempre LEGO Ideas, conta com mais de 3000 peças, incluindo 185 elementos de plantas, fabricados com materiais sustentáveis à base de cana de açúcar.
E tem a opção não só em verde, mas também em amarelo e castanho, para poder ser adaptado à estação do ano. Este número representa um recorde da marca, que tem a meta de até 2030 usar apenas materiais sustentáveis no fabrico dos seus brinquedos.
Os primeiros elementos sustentáveis apareceram em 2018, começando nas peças botânicas (árvores, folhas e arbustos) criadas a partir de polietileno feito a partir de cana de açúcar, que se provou ter as mesmas qualidades do polietileno tradicional, garantindo a qualidade, aspeto e durabilidade das peças.

A Casa da Árvore é ainda um exemplo de como o Grupo aposta na co-criação e utiliza a opinião dos fãs. A ideia foi submetida por Kevin Feeser, de Nancy (França), na plataforma LEGO Ideas, que permite aos seguidores partilhar as suas criações LEGO com outros fãs e se receber apoio suficiente da comunidade, pode originar um set LEGO.
O conjunto estará disponível online a partir de 1 de agosto de 2019, com o preço a começar nos 199.99€.