NiTfm live

Miúdos

Mattel lança coleção de bonecos sem género

Na nova linha do fabricante não há Barbies ou Kens: só há bonecos "tão ilimitados quanto as crianças que brincam com elas".
Pela inclusão.

Não é uma Barbie, não é um Ken: é um boneco sem etiquetas, aquilo que a criança imaginar, num mundo de possíveis combinações onde o ponto de partida é a ausência de género. A Mattel, criadora das famosas Barbie, lançou uma nova coleção chamada “Creatable World”: bonecos customizáveis e sem género definido, em nome da inclusão.

A linha é vendida em kits com várias possibilidades de vestuários, acessórios e cabelos. O objetivo é que os miúdos possam criar os seus próprios personagens, em “infinitas combinações em cada caixa”.

Criada com ajuda de especialistas, pais, médicos e crianças, diz o jornal brasileiro “G1“, a linha pretende trazer ao mercado bonecos “livres de qualquer etiqueta”, num mundo que “celebra os impactos positivos da inclusão”, diz a Mattel citada pelo jornal.

No site da marca, é explicado que o Creatable World oferece às crianças uma tela em branco para criar os seus próprios personagens. Em mais de 100 combinações possíveis em cada kit, elas podem trocar cabelos compridos por curtos, adicionar saias, calças ou ambos. 

“No nosso mundo, as bonecas são tão ilimitadas quanto as crianças que brincam com elas”, lê-se ainda na plataforma.

A linha Creatable World é composta por seis kits diferentes, disponíveis em vários tons de pele e com diversas perucas e opções de roupa. Já está a venda nos Estados Unidos por cerca de 25€, mas a NiT confirmou e em Portugal também já consegue comprar, através da Amazon.