NiTfm live

miúdos

Fanáticos do UNO, vem aí o novo jogo de cartas: o DOS

Continua a haver cartas coloridas, mas as regras são ligeiramente diferentes — mais confusas. Chega às lojas de todo o mundo em agosto. 

Vai ser incrível.

Recentemente, descobrimos que andámos anos e anos a ser enganados durante os jogos de UNO. Está a ver a carta de +4? Pois é, afinal não a pode jogar sempre que quiser. A informação foi partilhada por LaToya McCaskill, uma professora norte-americana que se apercebeu deste erro quando leu as regras oficiais do jogo da Matell. 

A revelação aparentemente óbvia teve um enorme impacto porque o jogo de cartas tem mais de 50 anos — e é um dos mais famosos em todo o mundo. Agora, para os verdadeiros viciados, há boas notícias. A Mattel acaba de anunciar que vai sair, finalmente, uma nova versão para suceder ao UNO. Chama-se DOS, e as cartas coloridas com números continuam lá, claro. No entanto, as regras são ligeiramente diferentes do jogo original. 

Dois a quatro jogadores têm sete cartas cada um, e tiram-se não uma, mas duas cartas do baralho para começar, que são postas lado a lado. Tal como acontece no UNO, cada um joga na sua vez consoante o número e a cor das cartas. Mas, nesta versão, colocam-se duas de cada vez em jogo. 

Há uma vantagem em relação ao UNO: na nova versão cada pessoa tem várias formas possíveis de jogar. Tanto pode conjugar o mesmo número e cor, como pode jogar duas cartas de cores diferentes, desde que a soma desses números corresponda ao de uma das que está em jogo. Quer isto dizer que, faça o que fizer, sempre que jogar, os números têm de ser iguais. Se além de combinar os números, as cores também forem iguais, recebe pontos de bónus que acumulam no fim do jogo. 

O objetivo, é, claro, livrarem-se das cartas que têm na mão o mais rapidamente possível. E não se esqueça de uma das regras mas importantes do jogo: quando tiver duas cartas na mão, tem de gritar “DOS!”, se não corre o risco de ser apanhado em falso e ter de voltar ao início. 

Mas há uma outra variante neste jogo. A primeira pessoa a gritar “DOS!” vai receber pontos em função das cartas que os outros tiverem na mão. Uma normal vale o número que tiver, as Wild DOS correspondem a 20 pontos, já as que tiverem o símbolo de hashtag equivalem a 40 pontos. Ao contrário do que acontece no UNO, neste novo jogo da Mattel vence a primeira pessoa que conseguir conquistar 200 pontos. 

Este segunda versão do UNO vai estar à venda nas lojas norte-americanas Target a partir de 4 de março, e vai custar 4,83€. No resto do mundo só será possível comprar o DOS a partir de agosto. 

tags: cartas, Do=s, jogo, uno