NiTfm live

Miúdos

Estes cursos de verão ensinam tudo sobre novas tecnologias aos miúdos

O projeto "The Inventors" tem atividades extracurriculares, ateliers e campos de férias por todo o País.
Eles adoram.

Robôs, inteligência artificial e novas tecnologias. É assim que vivemos em 2019 e tudo indica que a tendência será para nos habituarmos — e ficarmos cada vez mais dependentes — a viver num mundo cada vez mais acessível, conectado e tecnológico. 

E quem é que vai aproveitar melhor esta evolução? Os miúdos, claro. São eles que vão ter à mão todas as ferramentas tecnológicas para tornar o mundo cada vez melhor. Para os ajudar, nasceu a The Inventors. Fundado em 2016, este projeto português já é uma referência a nível europeu — está presente no nosso País mas também em Espanha, Holanda e Reino Unido. 

A The Inventors apoia a inovação tecnológica através de ateliês e atividades extracurriculares durante o período escolar e campos de férias. Os principais temas de abordagem dos projetos são a eletrónica, o design, a programação, a robótica, a animação e, por fim, a prototipagem. Os miúdos podem aprender a fazer pianos eletrónicos, animação em stopmotion, jogos de tabuleiro e cartas, matraquilhos, caleidoscópios, construções a três dimensões, entre outros.

O objetivo é que todas as atividades consigam despertar a atenção dos mais novos para as novas tecnologias futuristas, ferramentas e formas de as criar. Todas são hands-on e desenvolvidas em grupo, estimulando o espírito de equipa.

Enquanto os ateliês são atividades pontuais para juntar pais e filhos, turmas ou pequenos grupos de miúdos; as atividades extracurriculares são programas anuais em regime semanal ou quinzenal em várias escolas parceiras. Depois do período de aulas, os miúdos podem inscrever-se nas atividades super criativas e tecnológicas da The Inventors. No ano letivo de 2018/2019 o projeto esteve presente em cerca de cem escolas de norte a sul do País. 

Por fim, os campos de férias são programas semanais e acontecem nas várias pausas escolares. Este ano, os cursos de verão incluem cinco dias de experiências e vão acontecer em 20 cidades — Almada, Aveiro, Barreiro, Braga, Caldas da Rainha, Coimbra, Évora, Faro, Figueira da Foz, Funchal, Leiria, Lisboa, Oeiras, Portimão, Porto, São João da Madeira, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia. 

Os cursos decorrem durante os quatro meses de férias de verão (junho, julho, agosto e setembro) e mais do que uma vez em cidades como Lisboa, Porto ou Coimbra. Saiba todas as informações sobre os campos de férias de verão da The Inventors no site oficial do projeto. 

Os cursos têm um custo de 194€ (com almoço e lanche diário). Se inscrever o seu filho até 10 de julho, quarta-feira,vai poder aproveitar a promoção especial: 174€.

Este artigo foi escrito em parceria com a The Inventors.