NiTfm live

miúdos

Miúdos podem vir a aprender a andar de bicicleta nas escolas

A proposta do governo vai a discussão em abril e pretende aumentar a utilização deste meio de transporte.
As aulas podem não fazer parte do plano curricular.

O governo quer que todas as crianças aprendam a andar de bicicleta na escola. A proposta faz parte da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa da próxima década (2020-2030) que vai estar em discussão durante o mês de abril. O objetivo é incentivar a utilização deste meio de transporte.

Segundo o jornal “Público”, a estratégia passa por criar condições para que os alunos aprendam a pedalar nos vários níveis de escolaridade. No 1.º ciclo, as aulas poderão ser dadas num espaço fechado. Já no 2.º e 3.º ciclos podem passar para a estrada.

José Mendes, secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, esclareceu ao jornal “Diário de Notícias” que esta aprendizagem não entra obrigatoriamente no plano curricular das escolas. A ideia será fazer várias atividades ao longo dos anos.

A proposta prevê ainda a criação de um seguro escolar para os alunos que vão para as aulas de bicicleta e aumentar para 10 mil quilómetros a rede de vias cicláveis (são dois mil atualmente). Estas são apenas três das 51 medidas do plano. Um dos principais objetivos é que 7,5 por cento das viagens realizadas em Portugal sejam feitas com este meio de transporte.

Segundo o “Diário de Notícias”, na Escola Básica dos Coruchéus já se ensina os alunos a andar de bicicleta.