NiTfm live

Miúdos

Creches reabriram com menos crianças do que o esperado

Os vários espaços tinham feito um levantamento prévio do número de crianças que iriam receber, mas essa meta não foi atingida.
As creches estiveram dois meses encerradas.

De acordo com a presidente da Associação de Creches e de Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP), o número de crianças que regressou esta segunda-feira, dia 18 de maio, às creches foi inferior ao previsto.

Porém, Susana Batista acredita que a situação irá melhorar nos próximos dias. Dois meses após o encerramento das creches devido à pandemia do novo coronavírus, os espaços reabriram esta segunda-feira com medidas de higienização e distanciamento social rígidas.

“O feedback que temos, até agora, é que acabaram por ir menos crianças do que as que tinham anunciado”, referiu a presidente da ACPEEP à agência “Lusa”, citada pelo “Público”.

Susana Batista deu o exemplo de um colégio, não especificando a região, onde eram esperadas oito crianças, mas compareceram apenas cinco. Nesse caso, a creche foi avisada de que uma das crianças regressa ainda esta semana.

Noutros casos, alguns pais ligaram a explicar que tinham compromissos que os impossibilitaram de levar os filhos à escola, tendo outros admitido que tinham adormecido, refere a presidente da associação.

Outros pais não deram sequer explicações, o que “é normal durante todo o ano”. Quanto à reação das crianças face ao regresso, foi variada: “Tivemos todas as situações. Em alguns casos houve choro por se separarem dos pais, mas noutros notou-se uma alegria imensa.”

Durante a última semana, as direções e os educadores fizerem um levantamento junto das famílias com o objetivo de perceber quantas crianças regressariam esta segunda-feira, para puderem organizar os espaços seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde.

A ACPEEP já esperava receber poucas crianças, muito em parte pelo receio dos pais face à pandemia do novo coronavírus, no entanto, o número baixou ainda mais, apesar de não haver ainda um valor numérico certo das comparências.