Miúdos

COOLture tours vai tornar os museus ainda mais fixes para os miúdos

Felisa Peréz é licenciada em História, mestre em Museologia e acima de tudo apaixonada por crianças. Tanto que decidiu lançar um projeto próprio para fazer com que elas gostem de museus.

Os pais podem escolher o museu para a visita.

A COOLture tours está a nascer pelas mãos de Felisa Peréz. A lisboeta de 34 anos vai vestir-se de Rainha D. Amélia, este sábado dia 3, no primeiro evento “A Rainha Mostra o Museu” no Museu Nacional dos Coches da COOLture tours. Vai encarnar a personagem e mostrar a um grupo de crianças como funcionavam os transportes da família real do século XVIII.

Felisa Peréz é licenciada em História, tirou o mestrado em Museologia e já durante a licenciatura começou a trabalhar no serviço educativo do Castelo São Jorge, vestida de D. Afonso Henriques e também no Museu Nacional dos Coches. Durante o Erasmus em Madrid, criou o projeto de serviço educativo para as crianças e escolas do Museo Lázaro Galdiano. Quando voltou a Portugal em 2009, ganhou a bolsa do Programa Inov-Art e foi desenvolver o meu género de serviço para Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Quando voltou para Portugal continuou a trabalhar diretamente com museus e foi coordenadora cultural do Edge Arts. Mais tarde passou para o lado dos artistas e trabalhou durante dois anos na comunicação do atelier da artista Joana Vasconcelos.

Com saudades das crianças e de ensinar nos museus, decidiu deixar o trabalho e fundar a COOLture Tours. Vai fazer visitas guiadas animadas e quer ensinar as crianças a gostar de museus. 

“No fundo quero poder educar para a cultura através da arte. Através da arte podemos contar histórias de forma diferente, fazer jogos divertidos e incutir conteúdos históricos num público que normalmente não consegue ou não quer estar num museu” disse Felisa à NiT.

O objetivo da COOLture tours é proporcionar experiências às crianças nos museus. Felisa não precisa de estar sempre a encarnar personagens e vestida à época para fazer com que as crianças gostem das suas visitas e criar “roteiros diferentes, com informação diferente aquela que normalmente chega nos audioguias, que já todos os museus têm”.

Vai começar no próximo sábado a apresentar o Museu Nacional dos Coches, mas a procura para este evento foi tanta – esgotou dois dias depois de ter sido criado o evento no Facebook, que Felisa decidiu abrir mais datas. No dia seguinte, domingo, 4 de junho também há possibilidade de conhecer a Rainha D.Amélia.

Como é um projeto muito recente, ainda estão a ser finalizadas novas tours. A ideia é que o projeto expanda para palácios, castelos e até espaços públicos.

No próximo mês, Felisa vai lançar um jogo de pistas no Museu dos Coches, para miúdos que saibam ler entre os seis e os 10 anos. O objetivo é que eles encontrem os animais representados nos coches. A ideia é que o projeto expanda para palácios, castelos e até espaços públicos.

Para além destas tours, que serão divulgadas e combinadas pela COOLture tours, também há a possibilidade de fazer atividades personalizadas.

“Os pais podem contactar-me, escolher o museu e juntar os amigos ou os primos das crianças, desde que seja um grupo maior que cinco pessoas. Eu crio a visita a pedido de marcação. Claro que um pai que seja leigo num assunto vai preferir uma pessoa especialista em falar com crianças e sobre história.”

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo