NiTfm live

Miúdos

A praia de Carcavelos vai ser limpa por miúdos

Querem alertar para os problemas da poluição e desperdício. A atividade envolve crianças de uma escola de Lisboa.
A iniciativa acontece no dia 19 de maio.

A CEBE, uma creche e escola sem fins lucrativos em Benfica (Lisboa), associou-se ao Movimento Claro, uma associação juvenil sediada em Cascais que quer alertar para o problema do plástico descartável nos oceanos. Juntas pretendem despertar nos miúdos a atenção para as questões ambientais. E são mesmo os alunos da escola e as famílias que vão ajudar a limpar as praias, numa iniciativa que pretende dar o exemplo a outras entidades e comunidades.

A ideia é combater a poluição e reduzir o desperdício. Haverá ações de sensibilização e de limpeza na praia de Carcavelos no domingo, 19 de maio.

Tudo começou com três mães de meninos da pré-primária que decidiram juntar-se pela mesma causa”, conta à NiT Ana Pinto, uma das mães que está à frente deste projeto. Para isso, decidiram apostar em duas vertentes.

Na quinta-feira, 16, de manhã, haverá na própria escola uma ação para explicar aos miúdos do pré-escolar e 1.º ciclo qual o impacto que cada pessoa pode ter no meio ambiente. “Esta iniciativa vai ter o apoio do Movimento Claro, que irá dar aos alunos duas aulas de uma hora sobre o tema”, explica Ana Pinto.

A sessão servirá também para preparar a segunda atividade, que será uma limpeza de praia a acontecer no domingo, às 10 horas, na praia de Carcavelos. Aqui, os alunos podem levar os familiares e amigos. De mangas arregaçadas e luvas postas, vão ajudar a limpar o areal e assim perceber a importância das decisões diárias que tomamos.

Com este tema da poluição e das suas consequências para o meio ambiente tão atual, a escola pretende ainda partilhar, após a atividade, alternativas a adotar pelas famílias para reduzir o seu desperdício e diminuir a pegada ecológica.