na cidade

Anfitriões de Airbnb: há uma nova empresa a gerir o alojamento local em Lisboa

Limpeza, manutenção, melhorias nas casas, toalhas, lençóis e check in são algumas das mais valias da empresa britânica que agora chega à capital.

Para quem sempre quis colocar a sua casa em alojamento local e nunca o fez por causa de todo o trabalho, a entrada de uma nova empresa em Lisboa pode acabar de vez com as suas preocupações. A Hostmakers é internacional, opera já em nove cidades e chega agora a Lisboa. Promete ajudar, a quem tenha ou pense ter a sua casa em Airbnb, na gestão do processo em todas as suas vertentes e está a contratar.

No final de 2016, a empresa foi considerada como uma das start up britânicas com maior potencial de crescimento, para a revista “Forbes”. Dois anos depois, chega a Portugal e à região da Grande Lisboa, incluindo a zona da Linha do Estoril e da Costa de Caparica.

A empresa foi fundada em 2014 por Nakul Sharma, que aprendeu algumas coisas com a sua própria experiência de colocar uma casa que tinha em Hampstead, Reino Unido, no Airbnb. E a lição que tirou foi que pequenas nuances que tornassem a experiência dos hóspedes na melhor possível traduziam-se em resultados — e em mais dinheiro a entrar.

O Hostmaker surgiu então como um serviço de gestão de hospitalidade que ajuda os anfitriões do Airbnb, bem como outros proprietários que oferecem viagens de curto prazo a turistas e viajantes de negócios, a oferecer uma maior gama de serviços aos seus hóspedes. Basicamente, tira todo o esforço de quem tem casas a alugar mas não tem tempo para fazer a gestão.

Na prática, a empresa é contratada pelo dono do imóvel — que terá de pagar pela gestão completa um mínimo de 20% do lucro — e pode tratar dos serviços óbvios como a manutenção e limpeza do espaço. E até fornece serviços de limpeza regular e mordomia durante o alojamento do visitante, como se de um hotel se tratasse. Pela limpeza apenas, paga a partir de 50€.

Mas pode ajudar em muitos mais aspetos, como na decoração profissional completa ou parcial, de acordo com o orçamento de quem contrata, ajuda na configuração do perfil e do anúncio, criando anúncios mais atractivos, comunicação com os hóspedes, check in e check out, apoio na escolha do preçário da casa, fotografias profissionais e serviços de fornecimento de lençóis e toalhas lavadas.

Com tudo isto, a empresa garante que pode ajudar o anfitrião a aumentar o seu rendimento em até 30%. A Hostmaker pretende crescer no mercado nacional e vai mesmo contratar em diversos setores, por isso pode ir verificando a sua página de recrutamento. Todas as informações sobre serviços e registos estão na sua página principal.