NiTfm live

na cidade

Atenção: jardins de infância de Lisboa vão ter centenas de vagas extra no próximo ano

São mais 575 lugares, representando o maior aumento de sempre. E as inscrições já estão abertas.
Para crianças dos 3 aos 6 anos.

Apesar de as vagas nas instituições de infância de Lisboa financiadas pelo Estado terem aumentado nos últimos anos, tal não chegou para resolver o problema de centenas de famílias, que ainda não têm sítio para deixar os filhos.

Mas isso vai mudar: a rede pública de jardins de infância da cidade vai disponibilizar 5459 vagas já no próximo ano letivo, ou seja mais 575 em relação ao ano em vigor, representando o maior aumento de sempre.

O anúncio foi feito quarta-feira, 24 de abril, pelo vereador da educação na autarquia de Lisboa, Manuel Grilo. O autarca disse à agência Lusa, citado pela “Sábado“, que a medida é importante porque, “em muitos casos, a frequência de jardins de infância privados acaba por ser mais cara do que a frequência da universidade para as famílias”.

Este número recorde de vagas resulta, segundo a autarquia, de um trabalho de identificação de salas devolutas, insuficientemente ocupadas ou que estavam ocupadas para outros fins, nas 73 escolas que já existem. O maior benefício é para as famílias que hoje têm crianças entre os três e os seis anos, e que vão ter mais oportunidade de colocar os miúdos na rede pública em condições de qualidade.

As inscrições nas escolas públicas encontram-se abertas até 15 de junho e podem ser feitas através das sedes de agrupamento ou pelo site do Portal das Escolas.