NiTfm live

Viagens

Esta é a foto vencedora do Wildlife Photographer of the Year 2019

Uma raposa tibetana e uma marmota protagonizam a imagem que vence o concurso de fotografia de natureza mais prestigiado do mundo.
A imagem de Yongqing Bao que conquistou o grande título deste ano.

Uma raposa tibetana a atacar uma marmota, visivelmente assustada, nas montanhas Qilian, na China. A imagem captura o exato momento em que a raposa se envolve numa luta pela sobrevivência com uma marmota dos Himalaias. E é a foto vencedora de 2019 do concurso de fotografia de Vida Selvagem do Museu de História Natural de Londres, o mais prestigiado do mundo nas imagens de natureza.

Segundo explica esta instituição no seu site, um painel de especialistas internacionais selecionou duas imagens premiadas, de entre quase 50 mil inscrições dos melhores fotógrafos do mundo.

O momento mostra uma espécie raramente observada, num comportamento pouco visto, destaca o museu, explicando ainda que as raposas tibetanas são encontradas apenas nas montanhas do Nepal, China, Índia e Butão. A fotografia é de Yongqing Bao, um já premiado fotógrafo, originário do Qinghai,Tibet. É também diretor e fotógrafo ecológico-chefe da Associação de Conservação da Natureza da Montanha Qilian, China.

O outro prémio principal, de Jovem Fotógrafo do Ano, foi atribuído a Cruz Erdmann, pela sua imagem de uma lula de recife com barbatanas, um momento capturado na Indonésia.

A imagem que venceu o prémio de Jovem Fotógrafo do Ano.

As duas imagens vencedoras vão agora estar ao lado de 98 outras fotografias selecionadas, e distribuídas por 19 categorias, na exposição Fotógrafo da Vida Selvagem do Ano, em Londres.

A exposição com os animais, as paisagens e os momentos mais raros e especiais do mundo estará aberta de 18 de outubro de 2019 a 31 de maio de 2020, no Museu de História Natural em South Kengsinton, capital britânica. Os bilhetes custam 16,20€ e podem ser comprados online.

Para fotógrafos interessados, o próximo concurso de Fotógrafo da Vida Selvagem do Ano será aberto na próxima segunda-feira, 21 de outubro .