NiTfm live

Miúdos

Creches vão ser gratuitas para 56 mil crianças

A medida abrange famílias no primeiro escalão de IRS. A partir do segundo filho, as que estão no segundo escalão passam a estar abrangidas também.

O Parlamento aprovou esta quarta-feira, 5 de fevereiro, parte da proposta que prevê que as crianças de famílias do primeiro escalão de IRS tenham acesso gratuito a creches até à entrada no ensino pré-escolar.

A proposta, apresentada pelo PCP, foi aprovada e irá abranger também famílias do segundo escalão a partir do segundo filho. No total, de acordo com o “Diário de Notícias”, a medida deve chegar, ainda este ano, a cerca de 56 mil crianças.

Para a aprovação, esta proposta de alteração do Orçamento de Estado contou com o voto favorável de PS, BE, PCP e PAN e a abstenção de PSD, CDS, Chega e Iniciativa Liberal.

Na mesma sessão foi ainda aprovada a medida do PS que propõe a “regulamentação do complemento-creche que comparticipe o custo com creche a partir do segundo filho”. Por outro lado, a mudança do voto do PSD de favorável para abstenção acabou por não deixar passar a proposta do BE para a criação de uma rede de creches gratuitas para todas as crianças.