NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

O castelo de “Downton Abbey” está disponível para alugar no Airbnb

Os donos estão a aceitar reservas por uma noite única, durante a qual pode literalmente "viver como um lorde".
É como estar na produção de época.

Já aqui lhe falámos de Highclere Castle, o castelo em Hampshire, Reino Unido, que é usado pela produção da popular série de época “Downton Abbey” como principal cenário. Agora, e a propósito do lançamento do filme com o mesmo nome — que acontece já esta quinta-feira, 19 de setembro — o espaço vai ser local de uma experiência única na vida: vai poder lá dormir por uma noite. 

O castelo vitoriano do século XIX  já tem uma longa história, muito antes de ser usado por esta produção. Além de ser uma casa de família, ostenta uma exposição egípcia nas adegas, por exemplo. A propriedade pertence à família Carnarvon desde 1679 mas o castelo atual foi projetado em 1842 por Sir Charles Barry, o arquiteto responsável também pela construção das Casas do Parlamento em Westminster.

O currículo da propriedade também contém uma ligação fascinante ao Egito antigo, quando o seu quinto conde descobriu o túmulo de Tutancamon no Vale dos Reis, em 1922. O Castelo abriga agora a tal exposição que celebra esse evento histórico, incluindo as raras antiguidades das escavações egípcias desse conde.

Na sua história mais recente, Highclere Castle tornou-se então famosíssimo como o local da Downton Abbey, ou seja, a verdadeira abadia. E as visitas não são novas: o espaço já abria portas para mostrar o seu interior, a exposição egípcia e os incríveis jardins circundantes. Até já lá foram organizados jantares, mas o que acontece agora é todo um novo patamar.

Os fãs da série vão poder “viver como um lorde ou a dama de uma casa senhorial” e dormir no castelo onde tudo aconteceu. A propósito do lançamento do filme, os donos, o Conde e a Condessa de Carnarvon, puseram o seu Highclere Castle no Airbnb.

O anúncio convida duas pessoas a ficar num dos 300 quartos da casa no próximo dia 26 de novembro; e a serem, por um dia e uma noite, “tratados como realeza”.

O preço é de 150 libras (cerca de 167,77€) por pessoa, com tudo incluído. Mas atenção: o alojamento só pode ser reservado a partir do dia 1 de outubro de 2019, às 12 horas (hora de Portugal). 

Pelo valor gasto, os dois sortudos começam a experiência juntando-se ao Conde e à Condessa para cocktails no Salão, acompanhados de histórias sobre a propriedade. Segue-se um jantar tradicional na sala principal de jantar, servido pelo mordomo do castelo.

O café será na biblioteca mobilada com sofás vermelhos, nos quais, na série, os Crawley discutem sempre as questões mais importantes. No final da noite, os hóspedes vão instalar-se nos seus aposentos, um dos quartos principais, com casa de banho privativa.

De manhã, acordam com uma vista de 400 hectares, feita de típicos campos verdes e bucólicos do Reino Unido, sentindo-se verdadeiramente Crawleys.

Os candidatos sofrem uma espécie de pré-seleção: devem ter uma performance passada positiva no Airbnb e precisam de demonstrar que são “apaixonados por Downton Abbey” na mensagem que incluem ao solicitar a reserva — a submissão mais criativa será escolhida.

“É um privilégio e um prazer absolutos chamar Highclere Castle de minha casa e estou muito satisfeita por poder compartilhá-lo no Airbnb para uma estadia verdadeiramente única”, escreveu Lady Carnarvon no anúncio.

Para chegar a Hampshire e ao castelo, basta voar até Londres — em novembro consegue ida e volta de Lisboa a 30€ e depois é cerca de uma hora de comboio, carro ou autocarro.

Para se inspirar, pode rever o trailer oficial do filme que chega às salas de cinema esta quinta-feira, 19 de setembro.