NiTfm live

Na cidade

Calor de setembro: temperaturas continuam altas (e a subir) nos próximos dias

Máximas chegam perto dos 40 graus em vários pontos do País. Para o fim de semana as notícias são boas para quem quer praia.
Agora é que ele vem.

Lembra-se quando em junho, julho e até início de agosto, a maioria das pessoas dizia “em setembro é que vai estar calor”? Pois a maioria das pessoas tinha razão. A menos de 20 dias da mudança de estação (o outono chega dia 23), as temperaturas não param de subir e agora é que está um tempo abrasador, tanto de dia como de noite — e até o vento parece ter acalmado — sobretudo no centro e sul do País.

O mês começou com valores de temperaturas máximas acima dos 30 graus e elas não param de subir: esta quarta e quinta-feira, 4 e 5 de setembro, vão ser dias muito quentes, com as máximas a chegar aos 38 graus em Lisboa na quinta, por exemplo.

Com o calor há cuidados a ter, como evitar o sol sobretudo nas horas mais quentes, beber água e proteger a população mais sensível, pelo que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem mesmo vários distritos em alerta amarelo até às 21 horas de dia 5: Braga, Lisboa, Évora, Setúbal e Beja são alguns.

Esta quarta-feira, o dia começou quente, com mínimas próximas dos 20 graus, e o calor com céu geralmente limpo vai ser a nota geral. O vento vai estar em geral fraco do quadrante norte, tornando-se moderado no litoral a partir do início da tarde. Em Lisboa, a temperatura sobe face à véspera, chegando aos 36 graus de máxima. No Porto, é que não passa dos 25º, mas Setúbal, Portalegre, Vila Real, Castelo Branco, Braga, têm todos valores acima dos 30 graus. Em Santarém e Évora pode mesmo esperar 39º.

Na quinta-feira a situação pouco muda, e em Lisboa a temperatura até sobe. No fim de semana, são esperados valores igualmente altos, acima dos 30 graus para a generalidade do território, à excepção do norte onde — ainda assim, vai ter céu limpo e máximas a rondar os 28 graus.