NiTfm live

na cidade

Zoo de Lisboa tem um novo golfinho bebé e quer ajuda com o nome

Jardim Zoológico assinala o Dia da Mãe da melhor forma: com a apresentação de uma nova cria nascida no parque — e cujo nome todos podem ajudar a escolher.

Ricky, Anuky , ou Tory? O público decide.

O Jardim Zoológico de Lisboa tem um novo habitante: uma cria de Golfinho-roaz macho, que nasceu na maternidade do Centro de Vida Marinha do Zoo.

Não poderia haver melhor maneira de assinalar o Dia da Mãe do que apresentar o segundo filho de Vicky, uma fêmea de Golfinho-roaz, que chegou ao Zoo no âmbito do Programa Europeu de Reprodução. O bebé golfinho nasceu na manhã do dia 15 de novembro de 2017 e tem sido acompanhado pelos treinadores, nas observações diárias e nas imagens captadas pela câmara de filmar do jardim, sendo agora apresentado aos visitantes.

O Zoo adianta que golfinho bebé tinha apenas duas horas de vida quando mamou pela primeira vez, tendo ultrapassado com distinção um dos primeiros desafios de um recém-nascido da sua espécie: respirar e mamar enquanto nada. “Independente e comunicativo”, o pequeno animal tem fascinado os seus treinadores diariamente. “Encontra novas formas de interagir com itens de enriquecimento ambiental e tenta imitar o comportamento da sua progenitora”, adianta o espaço.

Para o batismo da cria, o site do Jardim Zoológico disponibiliza, a partir de 6 de maio, uma votação, sendo propostos os seguintes nomes: Ricky, Anuki e Tory. Quem ajuda a escolher são os visitantes.

No mesmo domingo 6 de maio, Dia da Mãe, será ainda possível para os miúdos pintarem o rosto com coloridos desenhos de animais e fazer “obras de arte” com materiais reciclados para oferecerem às suas mães. Isto enquanto descobrem muitas curiosidades sobre os Tigres, os Primatas, o Lince-ibérico, o Grou e as Aves corredoras numa nova aposta do Zoo: os “Animal Talks – conhecimento em movimento”.

Para que todos possam viver estas atividades da melhor maneira possível, o zoo tem uma promoção nessa data: 50% de desconto no bilhete da mãe, quando acompanhada pelo filho que pague o bilhete inteiro de adulto ou de criança. Para usufruir deste desconto deverá visitar o site do Jardim Zoológico e mostrar nas bilheteiras o voucher correspondente à promoção do Dia da Mãe.