NiTfm live

Na cidade

Universidade de Yale está a oferecer online o super popular curso de felicidade

A professora de psicologia Laurie Santos quis ajudar aqueles que estão em casa com ferramentas importantes para o bem-estar mental.
Tem mais de 300 anos de história.

Numa altura em que milhares de pessoas por todo o mundo estão fechadas em casa a tentar manter a sua sanidade mental intacta durante o isolamento social, a prestigiada Universidade de Yale, nos Estados Unidos, está a oferecer online o mega popular curso de felicidade.

É completamente gratuito e está disponível através da plataforma Coursera, onde terá acesso a um total de 10 semanas de aulas com vários vídeos, leituras e atividades que terminam com quizzes para avaliar os conhecimentos. Quem pagar 44€ pode ainda entregar trabalhos, receber avaliações e ter acesso a um certificado de habilitações no final.

“Estamos numa altura particularmente desafiante não só pela crise de saúde física, mas também por uma potencial crise de saúde mental”, explicou à “CNN” Laurie Santos, fundadora do curso “A Ciência do Bem-Estar” e professora de psicologia na universidade.

Apesar de já estar disponível gratuitamente online há cerca de dois anos, a “CNN” destacou-o na semana passada como uma boa maneira de passar o tempo de quarentena. Segundo Laurie Santos, apesar de as conexões sociais ao vivo terem uma grande importância, a ciência acredita que muita da nossa felicidade vem de cultivar práticas e rotinas saudáveis.

A professora de psicologia, que tem o costume de almoçar com os alunos, teve a ideia para o curso quando percebeu que muitos tinham “vários problemas de saúde mental”. Essa descoberta levou-a a criar o curso com o objetivo de ensinar algumas ferramentas da psicologia e neurociência sobre aquilo que promove a felicidade.

Quase 1200 alunos inscreveram-se, o que representa um quarto de todos aqueles que estavam inscritos na universidade, e transformou-se rapidamente na aula mais popular em todos os 300 anos de história de Yale.