NiTfm live

na cidade

WePark: eles estacionam o carro, devolvem-no e até metem combustível

Três mulheres, engenheiras biomédicas, criaram um serviço valet em Portugal. Tudo começou numa saída à noite no Bairro Alto.
Uma ajuda para quem quer sair sem preocupações.

Tudo começou durante uma saída no Bairro Alto, em Lisboa, numa noite de sexta-feira. Rita Narciso tinha um jantar marcado naquela zona ultra movimentada e depois de 40 minutos à procura de um lugar para estacionar, teve de deixar o carro tão longe que demorou mais de 20 minutos a pé até chegar ao restaurante. Durante todo esse tempo, só pensava: “Por que não posso chamar alguém para vir buscar o meu carro à porta do restaurante e vou à minha vida?”.

Com o tempo a valer dinheiro nos dias que correm, faltava, de facto, essa opção. Nessa noite pensou também que, se não existia essa possibilidade, tinha de passar a existir. “Falei com duas amigas que eram tão malucas como eu, a Gabriela Pereira e a Mafalda Oliveira, e abraçámos esta aventura”, conta à NiT.

Rita, Gabriela e Mafalda são as três formadas em Engenharia Biomédica, pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Quando terminaram o curso, seguiram todas carreiras na área das tecnologias da informação, o que lhes facilitou a criação e concepção do projeto.

A WePark chegou a Lisboa no final de novembro do ano passado e oferece um serviço de valet parking generalizado à cidade. Imagine que tem um encontro marcado no centro da cidade; agenda o serviço e quando chega à porta do restaurante tem lá um motorista à sua espera que pega no seu carro e vai estacioná-lo. No final, devolve-o onde e quando quiser.

O projeto começou a ser real por volta de julho de 2017, quando esta startup venceu o prémio Brisa Mobilidade no concurso Montepio Acredita Portugal. Desde essa altura, conta com o apoio da Brisa e do Montepio.

Em setembro desse mesmo ano, as três amigas lançaram uma campanha de crowdfunding, com o objetivo de alavancar alguns processos iniciais. A campanha angariou 200% do seu objetivo inicial.

Depois, lançaram uma prova de conceito, para testar a adesão do mercado, e durante 2018 foram tentando captar investimento — o que não conseguiram oficialmente até à data — e aumentando a rede de parceiros. Neste momento, além do apoio da Brisa e do Montepio, têm parcerias com a Empark, com a Fidelidade, com a Galp e com a Lime — que é como os funcionários do serviço valet se costumam deslocar até ao seu carro.

“Além disso, temos vindo a estabelecer parcerias com alguns restaurantes, como é o caso do Palácio Chiado, Chutnify, Silk e Carpintaria, que fazem eles próprios divulgação do nosso serviço junto dos seus clientes”, acrescenta Rita Narciso.

A startup está a operar todas as sextas-feiras e sábados, entre as 19 horas e as 2 horas da manhã, na região de diâmetro entre o Príncipe Real e o Cais do Sodré, em Lisboa. Além do serviço de estacionamento, pelo qual cobram 10€ incluindo recolha, devolução e tempo ilimitado de parqueamento até às 2 horas, tem ainda a possibilidade de abastecer o seu veículo, por um valor adicional de 5€, com um desconto de 7 cêntimos por litro em combustível Galp Evologic.

As reservas são através do site, pelo telefone (919 815 532) ou nos restaurantes parceiros da WePark.