NiTfm live

Back in Town

Votação NiT: qual é a melhor obra de arte urbana do Porto?

Está na altura de tomarem uma difícil decisão. Da obra de Vhils até ao Mural Colectivo da Restauração, quem é que ganha o prémio do melhor de todos?

Um parque de estacionamento é sempre um lugar aborrecido. Exceto quando a Câmara Municipal do Porto convida dois artistas a tornarem-no divertido. Na Rua das Flores, as 15 caixas de distribuição de energia eléctrica não têm nada de fotogénico. Exceto quando recebem a ajuda de um graffiti.

Há mais. Um prédio de Miragaia fica completamente diferente com a arte de Vhils, assim como a fachada de um edifício antigo se torna num dos sítios mais fotografados da cidade quando Daniel Eime nos diz “Mira”. E porque às vezes a magia acontece em grupo, o Mural Colectivo da Restauração está sempre a mudar com a ajuda de artistas nacionais e internacionais. Já Daniel Caballero fez o impesável via Skype quando desafiou 80 alunos de artes visuais da Escola Superior de Educação a ajudarem-no a celebrar o 30.º aniversário do Instituto Politécnico do Porto — eles no Porto, ele no Brasil.

Qual é a melhor obra de arte urbana do Porto? É este o difícil desafio que lhe lançamos, depois de nós próprios termos tido uma complicada missão — eleger o Top 10 das intervenções mais fantásticas na cidade. Seguimos apenas uma regra: não podíamos repetir artistas.

Agora chegou a altura de decidir quem é que merece o primeiro lugar. A votação termina a 2 de setembro.