NiTfm live

na cidade

Vem aí mais calor: voltam as temperaturas perto de 40º e o aviso amarelo

Fim de semana vai ser de muito calor em todo o País, estando já 15 distritos sob aviso do IPMA.

Lisboa com 37º no domingo, Évora e Santarém com 39º, temperaturas acima dos 30º em quase todo o território nacional e um aviso amarelo alargado, para já, a 15 distritos. Ainda que sem atingir os valores da vaga de calor do início deste mês de agosto, os próximos dias prometem ser quentes, com o redobrar de alertas por parte das autoridades.

Além de o risco de incêndio aumentar, também os raios ultra violeta vão estar, nos próximos dias, muito elevados, sendo desaconselhada a exposição ao sol nas horas de maior calor.

Segundo o “Jornal de Notícias“, o aviso amarelo devido ao calor, que tem início no sábado, foi alargado a 15 distritos e estendido até ao final de domingo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No site do IPMA, vê-se que, no sábado, só os distritos de Bragança e da Guarda vão ter uma temperatura inferior aos 30 graus e no domingo a temperatura volta mesmo a subir.

A situação é considerada normal para a época e deve-se ao “transporte de uma massa de ar quente e seco com trajeto pela Península Ibérica e Marrocos”. De acordo com as previsões atuais, no início da próxima semana o tempo promete manter-se quente e seco.