NiTfm live

Na cidade

Voi cria escola digital sobre utilização de trotinetes (e oferece viagens)

Quem completar o primeiro curso certificado online sobre a segurança das trotinetes é recompensado com créditos.
Para usar em segurança.

A Voi quer mostrar as pessoas como viajar e conviver em segurança com as trotinetes. Por isso, lançou esta segunda-feira, 9 de setembro, um teste digital apresentado pela deusa fictícia Voila, que ensina os utilizadores a usar os veículos de forma segura e a desfrutar dos seus benefícios.

Encorajando os utilizadores a “Viajar com a Voila”, o vídeo da campanha apresenta a Voila a demonstrar a um homem das cavernas quão fácil é usar uma trotinete em segurança e tendo em conta o ambiente em volta. Para acompanhar o vídeo, a empresa sueca está a desafiar os utilizadores a completarem uma escola de trânsito digital.

Esta escola, a primeira certificada pelo The National Society for Road Safety da Suécia e aprovada pelo VIAS (o Instituto Europeu para a Segurança Rodoviária), testa os seus conhecimentos sobre as regras de trânsito de diferentes países. 

O quiz interativo recompensa depois com créditos para viagens todos os que completarem o desafio com sucesso.

A empresa lembra que, na Europa, trabalha em coordenação com as autoridades locais e tem já um código de conduta que todos os utilizadores têm de concordar antes de começarem a usar a app. As trotinetes elétricas podem apenas ser utilizadas por adultos com 18 ou mais anos de idade, por exemplo. Além disso, o utilizador é informado das zonas de circulação proibida, de que apenas é permitida uma pessoa por trotinete e de que não é permitido viajar sob a influência de álcool ou drogas. Os utilizadores são também fortemente encorajados a usar capacetes, respeitar peões e a seguir as regras da estrada. Os infratores persistentes são removidos da app.

No seu primeiro ano de de operação, a empresa diz ter lançado ainda um conjunto de medidas de segurança incluindo zonas de velocidade reduzida, onde uma trotinete reduz automaticamente a velocidade para seis quilómetros por hora, e zonas de estacionamento.