NiTfm live

Na cidade

Viseu vai ter um programa de Natal e Ano Novo com concertos e atividades grátis

São 39 dias de animações de rua, mercados, oficinas para os miúdos, música e, claro, fogo de artifício no dia 31.
A cidade está iluminada.

A magia desta época natalícia chegou a Viseu a 29 de novembro e só termina no dia 6 de janeiro. Apesar de o Natal se estar a aproximar rapidamente, até lá ainda há muito para fazer, como visitar os parques e mercados e seguir os programas de família para ver as luzes nas ruas.

A melhor cidade para fazer tudo isto é, sem dúvida, Viseu. O programa “Viseu Natal” deste ano está, pois claro, cheio de espaços pensados para todas as idades. Roteiros de luz, mercados de Natal, grandes concertos e outros momentos intimistas, exposições nos museus, presépios e espetáculos de rua, eventos solidários, oficinas artísticas, cinema e magia desafiam os portugueses a viver a sério esta época, durante mais de um mês.

Mais: cerca de 200 mil luzes, distribuídas por 40 ruas, praças, jardins e igrejas, deixaram a cidade mais iluminada do que nunca. A praça do Rossio volta a ser o centro de todas as atenções, sobretudo por causa do grandioso coreto iluminado. 

O grande concerto de Natal é de António Zambujo, a 21 de dezembro, sábado, pelas 16h30, no Pavilhão Multiusos de Viseu. Nesse mesmo dia, pelas 21 horas, a Sé de Viseu recebe as atuações de diversos grupos corais e da Orquestra Juvenil de Viseu.

Os presépios também estão nas ruas da cidade e das freguesias, mas também no Museu Almeida Moreira — onde o grande destaque vai para a exposição “VINDE ADORAR O MENINO”.

No piso superior do Mercado 2 de Maio há cinema, teatro, música e exposições. Este ano, foi criada uma verdadeira Aldeia dos Sonhos, dedicada aos miúdos, com 128 oficinas,  peças de teatro, espetáculos de magia e sessões de “hora do conto”. Apesar de serem gratuitas, as atividades requerem marcação prévia através do email aldeiadossonhos@nullcmviseu.pt.

No piso inferior acontece o Mercado de Natal, com cerca de trinta operadores económicos da região a vender produtos tradicionais da época — como doçaria tradicional, chocolataria, queijaria, charcutaria tradicional, vinhos do Dão e, claro, artesanato. 

Já para a noite de Passagem de Ano, HMB e Plutonio vão dar concertos gratuitos no Campo de Viriato. Antes da festa, pode reservar mesa num dos sete restaurantes do local e fazer o seu jantar especial de ano novo por lá.

A noite começa cedo, pelas 20 horas, com a atuação dos HI-FI, uma banda local. Às 22h30 chegam os HMB, seguidos do incrível espetáculo de fogo de artifício e do rapper português Plutonio. À 1h30 ainda há a atuação dos DJ Kiss Kiss Bang Bang. 

A entrada é sempre gratuita. O programa completo pode ser consultado no portal turístico de Viseu.

Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal de Viseu.