NiTfm live

Na cidade

Jardim da Quinta dos Lilases está fechado por causa das vespas asiáticas

A Câmara Municipal de Lisboa confirmou à NiT esta terça-feira, 8 de outubro, que foi encontrado um ninho no local.
Um jornalista da NiT esteve no local.

Na segunda-feira, 7 de outubro, um jornalista da NiT assistiu ao isolamento da zona dos eucaliptos no Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases, em Lisboa. No local, uma fonte policial informou que estes cuidados se deviam à possibilidade de existência de um ninho de vespa asiática e que o local poderia ficar encerrado por dois dias, pelo menos.

Já esta terça-feira, 8 de outubro, a NiT recebeu a confirmação desta informação através de uma fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa: o Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases não foi totalmente encerrado, mas está vedada uma zona, no jardim da Quinta dos Lilases. O novo ninho já terá sido removido durante o fim de semana, mas o espaço continuava, ao final desta terça-feira, encerrado, para garantir um período de segurança. A sua reabertura deverá ocorrer esta quarta-feira, 9 de outubro, embora não haja ainda uma confirmação definitiva.

Uma publicação de um utilizador do Instagram confirmou também a informação. Esta terça-feira, 8 de outubro, uma fotografia captada na Quinta das Conchas mostra um cartaz da Câmara Municipal de Lisboa com a mensagem: “O Jardim da Quinta dos Lilases está encerrado ao público durante o dia de hoje e amanhã, para trabalhos de limpeza e monitorização. Ontem foi encontrado um ninho de vespas asiáticas numa das árvores, que foi devidamente eliminado durante a noite”.

Recorde-se que a Quinta das Conchas já tinha sido encerrada entre 30 de agosto e 1 de setembro devido à presença de um ninho de vespas asiáticas. Esta espécie ameaça a existência das abelhas e ataca os seus possíveis predadores em grupo, o que pode constituir um perigo para o ser humano.