NiTfm live

na cidade

Vento forte e temperaturas negativas deixam o País em alerta amarelo

A semana começa com rajadas de 110 quilómetros por hora. Há localidades onde os termómetros atingem os dois graus negativos.
O alerta mantém-se para terça-feira.

Gorro, cachecol, luvas e casacos quentes. O melhor é sair de casa com tudo. A semana começa com vento forte que pode chegar aos 110 quilómetros por hora, mas também com temperaturas negativas que, em algumas zonas do País, vão atingir os menos dois graus. Há 14 distritos em alerta amarelo devido a estas condições meteorológicas.

Esta segunda-feira, 20 de janeiro, a Guarda será a cidade mais fria com os termómetros a chegarem aos menos dois graus. Já Faro é a mais quente, com a previsão de 14ºC. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo vai manter-se até ao final da tarde.

Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Évora, Guarda, Lisboa, Bragança, Viseu, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre são os distritos mais afetados. O vento nestas localidades irá estar entre os 80 e os 110 quilómetros por hora.

Para terça-feira, 21, o IPMA mantém o aviso amarelo para Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco. As  temperaturas mínimas vão continuar baixas com Bragança a ser a localidade mais fria, com os termómetros a atingir 1ºC.