NiTfm live

Na cidade

Vem aí mais uma Viagem de Metro Sem Calças em Lisboa e no Porto

A iniciativa acontece este domingo, 12 de janeiro, e é só para os mais corajosos.
Atreve-se?

Surgiu em 2002, em Nova Iorque (EUA), pelo grupo de teatro de improviso Improv Everywhere. A ideia inusitada consistia em andar de metro, sem calças, em pleno inverno e como se tudo estivesse normal.

A estreia da iniciativa contou apenas com sete homens. Todos entraram no metro, separados, e fingiram não conhecer-se. Se alguém lhes perguntasse porque estavam em roupa interior combinaram dizer apenas que se “tinham esquecido” das calças.

A partida funcionou e a pouco e pouco foi pegando moda. A Viagem de Metro Sem Calças realiza-se atualmente em 25 países, sempre no mês de janeiro. A ideia é mesmo fazer um contraste com o frio que se costuma fazer sentir nesta altura do ano.

Os participantes são convidados a vestirem-se de forma bem agasalhada, com casacos quentes, gorros e luvas. Tudo como se de um dia normal de inverno se tratasse, a não ser a parte de baixo, sem calças.

De roupa interior, quem adere à iniciativa deve agir como um dia comum — ouvir música ou ler — e deve fingir não conhecer os outros participantes. Este ano, a Viagem de Metro Sem Calças acontece em Lisboa e no Porto.

Em Lisboa, o ponto de encontro está marcado para este domingo, 12 de janeiro, às 14h30, na Praça de Luís de Camões. Mediante o número dos participantes, serão distribuídos pelas estações próximas.

Já no Porto, o dia é o mesmo, mas o ponto de encontro está marcado para as 15 horas, no exterior da estação do Metro da Trindade. Se tiver coragem, deve levar consigo um bilhete de metro e umas calças fáceis de tirar.