NiTfm live

Na cidade

Vem aí mais uma incrível Super Lua — e vai ser a maior deste ano

Esta terça e quarta-feira, vá até à janela de sua casa e olhe para o céu, vai estar mais bonito do que o habitual.
Aproveite o momento inesquecível.

Como acontece em tantos outros países, Portugal vive tempos de exceção devido à pandemia do novo coronavírus. A maioria das pessoas está em casa a cumprir o isolamento social aconselhado e as saídas só devem acontecer em caso de necessidade máxima.

Mas isso não significa que não possa ir até à janela ou varanda de casa para assistir à maior Super Lua de 2020. Ela vai acontecer no dias 7 e 8 de abril, terça e quarta-feira, dias em que o céu vai estar mais bonito e brilhante do que o habitual.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, este fenómeno acontece sempre que a Lua se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas.

Desta vez, a fase do perigeu acontece às 18h08 (hora de Lisboa) de 7 de abril, terça-feira, altura em que a Lua está a 356906,557 quilómetros da Terra. Porém, o instante da fase da Lua Cheia só tem início às 3h35 de 8 de abril – estando os dois acontecimentos desfasados entre si apenas 8 horas e 28 minutos. 

De acordo com o OAL, a melhor altura para observar a Super Lua é precisamente no instante do seu nascimento. Por isso, tanto no dia 7 como no dia 8 pode ir até à janela na altura em que a Lua aparecer no céu. Isto vai acontecer a 7 de abril em Lisboa pelas 19h32, no Porto pelas 19h30, no Funchal pelas 20h03 e em Ponta Delgada pelas 19h41.

Já na noite de 8 de abril, a melhor altura para ver o fenómeno é, em Lisboa, pelas 20h47, no Porto pelas 20h48, no Funchal pelas 21h14 e em Ponta Delgada pelas 19h41. É nestas horas que a Lua parece maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque estará mais próxima do horizonte. Esta ampliação do seu tamanho é uma ilusão de óptica, porém, com um efeito bem real.

A próxima Super Lua – e, supostamente, a última de 2020, está prevista para 7 de maio. Porém, nesse dia, o desfasamento dos acontecimentos será maior: 32 horas e 43 minutos.