NiTfm live

Na cidade

Vão ser feitas obras no Monumental — e o edifício vai mudar totalmente

Vão durar cerca de um ano e custarão 28,9 milhões de euros. O resultado promete ser mais eficiente e sustentável.
Vai ser esta a nova imagem do edifício.

O emblemático edifício Monumental, no Saldanha (Lisboa) vai ser completamente reabilitado. O centro comercial que ali está, bem como a fachada e todos os 12 pisos do estabelecimento vão ser transformados, num investimento total de 28,9 milhões de euros. Fica para já incerto o destino das lojas e escritórios — não se sabe, para já, se voltarão a instalar-se no local no final.

As renovações vão durar mais de um ano, sendo que começam no terceiro trimestre de 2019 e têm o fim previsto para o final de 2020. Segundo a revista “Time Out”, a agência que está encarregue da comunicação do projeto em nome da Merlin Properties (empresa espanhola que nele investiu), afirma que “a reabilitação será abrangente, com uma mudança integral da fachada (a fachada activa) e com a substituição total das instalações, tornando-a mais eficiente e mais sustentável ambientalmente”.

A JLL, uma companhia de serviços profissionais especializados em imóveis, adianta que o Monumental vai sofrer uma remodelação profunda, com as áreas comuns alteradas e os escritórios reorganizados. 

Em dezembro do ano passado, foi anunciada a saída dos cinemas Medeia do centro comercial, o que deixou algumas dúvidas em relação ao destino do prédio. Desde então, ficou apenas a funcionar a sala 4 (a de maiores dimensões). Agora, com a realização destas remodelações, os cinemas já não farão parte do Monumental.

A Merlin Properties não partilhou mais informações sobre o destino da construção, apenas a foto do projeto.

Não se sabe o destino do Monumental.