NiTfm live

na cidade

Vai poder jantar nesta plataforma suspensa na pedreira de Vila Viçosa

A Pedreira D’El Rey, em Bencatel, tem um novo circuito turístico original: a visita é feita numa enorme caixa de vidro.
Uma experiência incrível.

Na Pedreira Monte D’El Rey, em Vila Viçosa, nasceu um circuito de turismo industrial dedicado às suas maiores riquezas locais: a paisagem e a extração de mármore. Por isso, será lançada nos próximos dias uma nova rota turística que pretende chamar mais pessoas à região e inclui uma experiência no mínimo original: visitas ao fundo da pedreira, através de uma plataforma de vidro suspensa por uma grua. Em breve, até vai poder jantar por ali.

Segundo informações do Alentejo Marmòris Hotel&Spa, unidade hoteleira de luxo que dinamiza a iniciativa, o projeto de requalificação e adaptação para eventos da Pedreira d’El Rey, em Bencatel, Vila Viçosa, está em curso há três anos.

Ainda assim, só no último ano é que foram disponibilizadas mais verbas financeiras para o seu arranque, o que impulsionou a dinamização e a conclusão das valências previstas. Crucial foi a contratação do storyteller Luís Martins, que segundo o Marmòris está na base do crescente interesse pelas pedreiras por parte dos hóspedes do hotel ali ao lado, visitantes da região e empresas de vários setores.

“Com o primeiro lançamento dos test drives de algumas marcas de automóveis na pedreira, esta ganhou novas valências. Hoje é um lugar de excelência para este tipo de atividades”, explicam os proprietários da unidade de cinco estrelas. Com o sucesso dos eventos e atividades, veio o impulso para iniciar este projeto de maior envergadura, que tem por base a dinamização do lugar, com a construção de uma plataforma suspensa em vidro com capacidade para 50 pessoas.

Com esta plataforma vem também um novo circuito turístico, que será inaugurado oficialmente a 27 de junho e que abre ao público pouco depois, a meio de julho. Todos os dias, ao início da manhã e ao final da tarde, vai poder visitar um centro de interpretação sobre a extração de mármore, e pode então descer à pedreira na plataforma. Tudo isto com um guia. O bilhete para esta experiência custa 10€. 

No seio da nova atração turística será ainda possível, em breve, servir jantares. Todos os eventos estão sujeitos a marcação prévia. O restaurante poderá servir até no máximo 20 pessoas sentadas e a comida será da responsabilidade do chef Pedro Mendes, do Alentejo Marmòris. Para estes jantares suspensos, ainda sem data certa de inicio, não há qualquer valor fixo ou base, garantem os responsáveis. Eles serão orçamentados consoante os pedidos, que podem já começar a ser feitos para o email claudia.mourao@nullalentejomarmoris.com.

Será ainda possível visitar um ‘Espaço Alentejano’ com sala de fumeiro para provas de enchidos, queijos e vinhos regionais. No novo circuito turístico encontra ainda um bar com música ambiente onde são servidos cocktails, um forno a lenha e uma sala coberta com luz natural e vista sobre a pedreira, para a projeção de vídeos sobre o mármore, com capacidade para 150 pessoas.

Está prevista a construção de um parque de estacionamento exclusivo para visitantes nos próximos meses.

Carregue na galeria para conhecer melhor esta plataforma suspensa que lhe pode mostrar o coração de uma pedreira.