NiTfm live

na cidade

É assim que vai ficar a ponte pedonal que liga a Gulbenkian à Praça de Espanha

A estrutura de aço e bronze deverá estar concluída em 2020, tal como todo o processo de reabilitação daquela zona da cidade.
A nova ponte é feita de bronze / Fotos de CM Lisboa/atelier NPK.

Já era conhecido o projeto que vai trazer uma nova reorganização à zona da Praça de Espanha, em Lisboa. Desde o final de janeiro que a Câmara Municipal anunciou um jardim com riacho, parques infantis, zonas de leitura, equipamentos de ginástica e ainda uma ponte pedonal. É dessa estrutura que foram divulgadas as primeiras imagens esta quinta-feira, 25 de abril.

O projeto é do atelier NPK – Arquitetos Paisagistas Associados, vencedor do concurso público que foi lançado pela autarquia no ano passado. A ponte, que vai ligar a Gulbenkian aos renovados jardins da Praça de Espanha, será feita de bronze e aço. Deverá estar concluída, tal como toda a obra, em 2020.

O objetivo é fazer um prolongamento da área verde da cidade, entre a Fundação, a Praça de Espanha e a zona de Sete Rios. A nova ponte sai da Avenida António Augusto Aguiar e terá depois duas saídas: uma que leva ao jardim, outra com acesso direto à entrada do metro.

Em abril de 2017, a Câmara de Lisboa lançou um concurso público internacional para decidir quem iria desenhar o parque urbano pretendido para a movimentada zona da Praça de Espanha. Os 45 mil metros quadrados vão receber novos espaços verdes e estruturas criadas de propósito pelo atelier NPK.

O esquema rodoviário também irá sofrer alterações.

O projeto fica concluído em 2020.