NiTfm live

Na cidade

Urbiwise: a nova empresa que lhe diz quanto vale a sua casa — sem cobrar nada

Basta inserir um código postal e tem acesso a um valor médio. A NiT testou e funciona mesmo.
Uma ajuda preciosa.

Há uma nova plataforma que lhe permite saber, sem custos, quanto vale o metro quadrado de uma casa — quer seja o vendedor, comprador, senhorio ou arrendatário. 

A empresa chama-se Urbiwise e foi lançada esta terça-feira, 29 de outubro, com o objetivo de se expandir e revolucionar o mercado imobiliário na Europa.

Segundo o jornal “Dinheiro Vivo“, esta startup surgiu com metas ambiciosas, como as de facilitar a venda, compra e arrendamento de casas ao consumidor comum, por um lado; mas também potenciar negócios a imobiliárias, bancos, seguradoras e fundos de investimento, por outro. 

Mesmo que um utilizador não se queira registar na plataforma, basta inserir um código postal de sete dígitos e o serviço fornece “o valor médio de arrendamento, por metro quadrado”, bem como o valor médio de venda das casas naquela área, ao nível da junta freguesia. A NiT fez o teste e funciona, de facto: surge de forma imediata o valor médio da sua, o número de casas à venda em média na zona, a média de tamanhos, entre outras informações.

Se se registar, tem acesso a variadíssimos dados adicionais sobre o valor da casa, ou a sua valorização nos últimos meses.

A empresa funciona com uma base de dados, anónimos e recolhidos ao longo de anos, em fontes públicas como portais de imobiliário ou a Google. Depois é utilizado um algoritmo, através da análise de dados e Inteligência Artificial avançada. Para quem quer comprar casa e precisa de crédito à habitação, o valor estimado pela plataforma é apenas indicativo, adiantam os responsáveis.