NiTfm live

Na cidade

União Europeia vai investir 540 milhões para manter os oceanos limpos

Será criado um mapa interativo para acompanhar parte dos compromissos.
No total, a UE terá 22 compromissos.

Esta quarta-feira, 23 de outubro, a União Europeia vai anunciar compromissos no valor de 540 milhões de euros para manter os oceanos limpos. A decisão surge numa altura em que há cada vez mais plástico a colocar em risco a saúde do planeta, humana e também de muitos animais.

O investimento, que será divulgado oficialmente na sexta conferência “O Nosso Oceano”, centrada no impacto das alterações climáticas e outras agressões nos oceanos de que dependem centenas de milhões de pessoas, vai refletir-se em 22 compromissos.

O apoio à investigação sobre os oceanos, a luta contra a poluição marinha e ainda a promoção da economia azul e inovação, às quais serão dedicados 100 milhões de euros, são algumas das áreas em questão. Na área da investigação, vão ser gastos 250 milhões de euros para promover novas tecnologias de pesca e de descarbonização do transporte marítimo.

De acordo com a agência Lusa, citada pelo jornal “Observador”, haverá também um mapa interativo — o “Ocean Tracker” — onde toda a gente poderá seguir os compromissos assumidos pelos governos, empresas e organizações em prol dos oceanos, no valor de dez mil milhões de euros.

Entre os principais objetivos da União Europeia, destaca-se a recompensa para os navios que diminuam a quantidade de resíduos que produzem a bordo, através da redução da taxa de resíduos.