A rápida evolução dos casos de infetados pelo Covid-19 tem vindo a gerar novas medidas em vários países e em diversas áreas da sociedade. Uma das mais recentes foi tomada pela Uber, que informou os utilizadores que admite suspender as contas de motoristas e passageiros que sejam diagnosticados com coronavírus ou tenham estado em contacto com pessoas infetadas.
“Trabalhamos diariamente para ajudar a garantir a segurança de todos na plataforma Uber e continuamos preocupados com a situação atual. Temos uma equipa global de especialistas dedicada às operações, segurança e proteção da Uber — sob orientação de recomendações por parte de uma consultora especializada na área da saúde — e que trabalha para responder conforme necessário em cada mercado que operamos, em todo o mundo. Continuamos em contacto próximo com as organizações locais de saúde pública e continuaremos a seguir as suas recomendações”, explica a Uber, citada pelo “Observador”.
Além de toda a atenção ao surgimento de novos casos e do trabalho em conjunto com as autoridades, a Uber vai ainda dar uma compensação de até 14 dias aos motoristas que por causa do Covid-19 sejam “colocados em quarentena por uma autoridade de saúde pública”. O mesmo irá acontecer com os estafetas da Uber Eats que, neste caso concreto, são ainda recomendados a entregar a comida na porta de casa em vez de o fazerem nas mãos do cliente.
Apesar de não exigir medidas de higiene adicionais aos seus motoristas neste momento, a Uber disponibiliza no seu site algumas recomendações específicas sobre o coronavírus.
Outras plataformas como a Kapten estão a tomar medidas semelhantes, ao mesmo tempo que a Federação Portuguesa do Táxi irá realizar uma reunião esta quarta-feira, 11 de março, para delinear estratégias mais concretas.