Back in Town

Tudo o que precisa de saber para conseguir ver o Papa Francisco ao vivo em Fátima

Jorge Bergoglio vai passar 22 horas e 40 minutos em Portugal. Saiba a que horas e em que locais deve estar para ficar o mais perto possível dele.

Dizer que são esperadas milhares de pessoas em Fátima para ver o Papa está longe de ser um exagero. Na verdade, talvez até seja um número simpático — a expectativa para a visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, por ocasião dos 100 anos da aparição da Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, é tanta que já se fala num milhão de turistas no fim de semana de 13 e 14 de maio.

A 16 de fevereiro, a NiT foi à procura das ofertas mais absurdas para dormir em Fátima durante a visita papal. Já não havia muitas opções, e as que haviam não se ajustavam a toda gente — digamos que havia sacos-cama a 992€ algo que, verdade seja dita, agora já nem existe. A 14 de março, Alexandre Marto, vice-presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), dizia ao “Dinheiro Vivo” que os hotéis já estavam cheios até 120 quilómetros de Fátima.

Não temos soluções para a falta de alojamento, mas sabemos exatamente o que tem de fazer para ver o Papa Francisco ao vivo. O Bispo de Roma vai passar exatamente 22 horas e 40 minutos em Portugal. O que não é muito, na verdade, mas é tempo suficiente para conseguir acenar pelo menos uma vez à Sua Santidade.

O Vaticano divulgou esta segunda-feira, 20 de março, o programa oficial da viagem. Saiba em que sítios vai passar o Papa (e a que horas) para se poder colocar nos melhores sítios para ficar perto dele.

12 de maio

16h20: O Papa Francisco chega à Base Aérea de Monte Real. Não vai poder entrar lá dentro, mas do lado de fora pode tentar ver o avião do Papa a aterrar em Portugal. Recomenda-se que vá cedo — é bastante provável que milhares de pessoas tenham a mesma ideia de ir ver a aterragem. Durante 15 minutos, realiza-se uma cerimónia de boas-vindas.

16h35: Encontro privado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

16h55: Papa visita a Capela da Base Aérea. Foi aqui que rezaram também Paulo VI, em 1967, e João Paulo II, em 1991.

Não espere conseguir entrar no encontro privado ou na capela, portanto aproveite este tempo para se fazer à estrada. Tem 42 quilómetros pela frente (aproximadamente 38 minutos de carro) até chegar ao Santuário de Fátima.

17h35: Francisco chega ao Estádio de Fátima e segue de carro para o Santuário de Fátima. São 4,4 quilómetros de carro (nove minutos de carro). Pode ir lá acenar-lhe, mas o melhor é não queimar já cartuxos e começar à procura de lugar em frente à Capelinha das Aparições. É o próximo passo.

outros artigos de back in town