NiTfm live

na cidade

Guia para a noite de Santo António: onde há arraiais, como lá chegar e o que comer

Evento da Revenge of the 90’s, festas alternativas, marchas ou uma festa de comida vegan. Isto é tudo o que tem de saber.
A noite maior de Lisboa (foto da EGEAC).

Chegou a noite mais esperada do ano para milhares de lisboetas, turistas e visitantes de outros concelhos. O tempo em Lisboa vai estar fresco e com algum vento — mas sem chuva —, as marchas estão prontas para desfilar na Avenida da Liberdade, os noivos de Santo António chegam ao final do dia com o estatuto de recém-casados e por toda a capital portuguesa e arredores há arraiais, festas, sardinhas e música popular.

Com tanta oferta, o que fazer e onde ir? E, já agora, como lá chegar? A NiT dá-lhe uma ajuda em tudo. Antes de mais, saiba que, devido ao tradicional desfile das Marchas Populares que decorre na Avenida da Liberdade na noite desta quarta-feira, 12 de junho, várias artérias das freguesias de Avenidas Novas, Santo António e Santa Maria Maior estarão sujeitas a condicionamentos de trânsito a partir das 21 horas. Logo a partir das 14 horas, começam as restrições, pelo que há sítios onde os carros não vão mesmo passar.

Aliás, por todos os motivos, autoridades e PSP aconselham as pessoas a deixar o automóvel em casa. Como a festa costuma ser geral, vem gente de todo o lado e se espera uma grande afluência de visitantes ao centro, fica a dica.

Alguns transportes vão mesmo aumentar as ligações: a Soflusa já avisou que, na madrugada de 13 de junho, o serviço de transporte nas ligações fluviais do Barreiro e de Cacilhas poderá ser reforçado, caso os níveis de procura o justifiquem.

Também o Metro de Lisboa vai garantir a extensão do seu serviço na noite de 12 para 13 de junho, com a maioria das estações das linhas Verde e Azul abertas até às três da manhã. Já a Carris tem várias alterações, algumas devido aos condicionamentos de trânsito, que pode consultar no site oficial.

As marchas (foto da CML).

Como alternativa sobram também as plataformas digitais de transportes e, desde que tenha cuidado, as trotinetes, sendo que algumas até têm promoções. A Hive vai ter na rua uma equipa de patrulha a pé, “hive bees”, que contará com cerca de 20 pessoas que, durante todo o mês de junho, incluindo nesta noite, dará códigos promocionais de 20 minutos grátis a quem for ter com elas e descarregar a app. Estas trotinetes elétricas vão ainda funcionar em horas alargadas, até às quatro horas da manhã.

Chegue como chegar, tente ir cedo, recomenda a PSP em várias publicações feitas nos últimos dias. Procure evitar confusões, tenha atenção aos carteiristas e cuidados extra se levar crianças, adianta.

E, agora, vamos à parte que mais interessa: as festas. A lista que pode ver a seguir diz-lhe onde tudo acontece

Arraial Grátis da Revenge of the 90’s

O Carnaval são três dias e o arraial da Revenge of the 90’s dura seis. Chama-se Santos Pa’Pulares e já tem feito alguns eventos esporádicos em Lisboa com muita música portuguesa. Desde sexta-feira, 7 de junho, que a festa se fixou nos jardins do Campo Pequeno e por ali vai ficar até quinta-feira, dia 13.

Esta noite, é a partir das 17 horas que tudo começa. Saúl e Romana são os convidados especiais. Os Santos Pa’Pulares terminam a 13 com um dia dedicado às famílias. A entrada é grátis. Há sempre bancas com comida e bebida em todos os dias do arraial.

Os Santos Noventeiros, da Revenge.

Arraial Moderno no Village Underground Lisboa

O Village Underground propõe o Arraial Moderno para a noite de Santo António. A iniciativa apresenta-se como uma alternativa à confusão habitual e às filas, empurrões e desencontros. O evento também pretende dar outra opção em termos musicais, fugindo ao pimba e aos hits característicos destas festas. Mas, calma, as sardinhas assadas não vão faltar.

Vão ouvir-se Paulo Cunha Martins, Pedro Paulos, Tomás Wallenstein, Thomas Oulman, PZ e JIBÓIA. O arraial é ao ar livre e acontece entre as 16 e as 23 horas, com entrada gratuita. Depois, continua no clube do espaço com um consumo mínimo de 10€ e até às seis horas da manhã. Aí a festa faz-se ao som dos Cumbadélica, Funkamente, e Heidy P.

Festa alternativa dos Santos Populares nos Anjos 70

Na Festa dos Santos Populares organizada pelos Anjos 70 não há sardinhas nem bifanas. Para quem quiser fugir à tradição e embarcar num evento mais alternativo, os Anjos Populares são a melhor opção. O evento acontece nos dias 12 e 13 de junho, em Lisboa.

Existem várias opções de comes e bebes — todos vegan friendly. Além dos habituais concertos, há apresentações de DJ e live tattoos. Esta quarta-feira, 12 de junho, a festa começa às 18 horas e vai até à meia-noite. Na programação há Santa Jam70 e Paulo Cunha Martins apresenta “Rádio Popular”.