NiTfm live

Na cidade

The Yeatman em Gaia arranjou uma águia para expulsar as gaivotas

Lúcifer chegou ao hotel em agosto e tem conseguido, com sucesso, afastar os pássaros das esplanadas.
O hotel tentou várias soluções.

Tem um nome feroz mas não assusta ninguém: pelo menos pessoas, assusta as gaivotas, mas é mesmo esse o seu objetivo.

Segundo uma reportagem da Lusa divulgada este sábado, 7 de setembro, e citada pelo “JN“, Lúcifer é uma ave de rapina que o The Yeatman de Vila Nova de Gaia elegeu como o seu último reduto contra a invasão de gaivotas. A águia surge todos os dias entre as 8 e as 8h30 na esplanada do nono piso do hotel, para assustar os pássaros.

Da espécie “Parabuteo unicinctus”, foi comprada a um criador e ensinada em Quarteira, no Algarve, chegando em agosto ao Porto para passar a estar no hotel três horas por dia, todos os dias.

Esta foi a única solução para o problema que parece resultar, já que fonte do hotel explicou à agência que nada mais funcionou: de sistemas de som a redes, mochos de plástico no telhado ou pássaros negros, tudo foi em vão.

O The Yeatman tem nove pisos na encosta de Vila Nova de Gaia, com várias esplanadas e uma piscina, sendo os pássaros um problema, “nomeadamente de manhã, na altura dos pequenos-almoços”, diz a unidade. A águia-de-Harris começou por chamar-se Nemo mas acabou batizada de Lúcifer. Os treinadores garantem que é mesmo só para o susto: se tiver o peso controlado, não ataca sequer as gaivotas.