NiTfm live

Na cidade

Acabou o tempo ameno: vem aí a depressão “Gabriel” com chuva, vento e neve

IPMA avisa que Portugal será afetado na terça-feira por uma superfície frontal fria associada à depressão.
Ela está de volta.

Depois de um fim de semana de sol e com temperaturas amenas para a época, o mau tempo está de volta. A chuva regressa já esta segunda-feira, 28 de janeiro, ao norte e centro, e na terça-feira a situação poderá agravar.

Tudo devido à depressão “Gabriel”, que segundo um aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, está centrada na região da Bretanha (França) mas deverá afetar Portugal, por meio de uma superfície frontal fria a ela associada.

Entre a manhã desta segunda-feira e as 23h59 de terça-feira, são esperados períodos de chuva, em especial nas regiões norte e centro, mais fraca na região sul. Esta precipitação será sob a forma de neve acima de 1200/1400 metros, descendo a cota para 1000 metros na região norte ao final do dia de terça-feira.

Prevê-se ainda vento forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste, e até 85 quilómetros por hora nas terras altas. 

Apesar do aviso e da chuva, as temperaturas continuam a rondar os 14 a 16 graus de máxima em Lisboa e no Porto, mas descem aos 7 graus de máxima e zero graus de mínima na Guarda.