NiTfm live

Na cidade

Temperaturas voltam a subir esta semana — há várias cidades com mais de 30 graus

Entre segunda e quarta-feira, principalmente, vai voltar a parecer verão em grande parte do País.
Ainda dá para aproveitar o sol.

Ainda dá para aproveitar o calor do sol, acumular vitamina D para o inverno que se avizinha, viver os dias no exterior — mesmo sabendo que anoitece cada vez mais cedo e que a hora até muda em breve, no final deste mês.

Estamos em outubro mas as temperaturas são de verão, ou vão ser, em alguns concelhos do País, durante a próxima semana. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os valores vão começar a subir já nesta segunda-feira, 7 de outubro.

Entre esse dia e quinta-feira, o calor regressa sobretudo ao interior, mas em Lisboa também vai estar agradável, com máximas de 29 graus. No Algarve, os valores chegam mesmo aos 31 graus na segunda-feira, tal como em Setúbal mas depois assentam pouco abaixo dos 30 durante a semana. E no norte, ainda que sem chuva para já, 25 graus é o máximo que vê o Porto, na quinta-feira. No mesmo dia Braga chega aos 27.

No interior do País, as coisas são diferentes. Évora vai chegar aos 33 graus na segunda-feira e 34 na terça. Em Santarém e Beja, a semana também começa nos 33 graus de máxima; em Portalegre chega aos 31 e em Castelo Branco há também valores de 33 graus previstos.

Quanto ao próximo a no fim de semana, a avaliar pelas atuais previsões os valores deverão descer um pouco sobretudo no litoral, e poderá mesmo começar a chover a norte.