NiTfm live

Na cidade

Temperaturas descem no centro e norte do País — e até pode haver granizo e trovoada

A primeira semana de setembro arranca com nevoeiro e alguns aguaceiros.

Vai estar nevoeiro nos próximos dias.

Depois de vários dias com sol e calor, a primeira semana de setembro — que arranca esta segunda-feira, dia 3 — começa com nebulosidade e até alguns aguaceiros. As temperaturas máximas descem entre sete a dez graus no litoral norte e centro, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Agência Lusa, citada pelo “Observador”.

“Durante a noite tivemos grande parte das regiões do interior norte e centro com aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e em alguns locais sob a forma de granizo. Hoje vamos começar o dia de uma forma completamente diferente dos últimos dias: com muita nebulosidade baixa, neblinas e nevoeiros a afetar todo o litoral incluindo a costa sul do Algarve”, disse a meteorologista Maria João Frada.

Esta situação irá manter-se durante vários dias: o vento vai continuar fraco, mas há condições favoráveis para haver trovoadas e granizo, além de rajadas intensas de chuva.

A descida das temperaturas verifica-se mais a sul do litoral oeste do Cabo Mondego. “A sul do litoral oeste do Cabo Mondego a nebulosidade pode não dissipar e é nestes locais que a descida da temperatura máxima é mais acentuada, sendo de sete a dez graus, e nas restantes regiões do continente de quatro e cinco graus.”

As temperaturas mais baixas mantêm-se até pelo menos quinta-feira. “Na terça-feira não vamos ter alterações nas temperaturas, na quarta vamos ter uma descida da máxima de dois e quatro graus na generalidade do território. A meio da semana os valores da temperatura máxima não vão ultrapassar os 28 graus em todo o território.”

Já as temperaturas mínimas irão variar entre os 12 e os 15 graus, com exceção do Algarve, que estará entre os 18 e os 20 graus.