NiTfm live

Na cidade

Outono traz temperaturas de 37 graus e ventos de 56 quilómetros por hora

Os valores elevados deixaram 80 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve em risco máximo de incêndio.

O verão não quer ir embora.

Três dias após a chegada do outono, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) garante que as temperaturas vão manter-se acima do que é habitual para a época, com valores a ultrapassar os 30 graus em quase todo o continente.

Para esta terça-feira, 25 de setembro, as máximas vão chegar aos 37 graus, em Évora. Por outro lado, em Bragança, as mínimas vão baixar até ao 10 graus.

Os valores elevados também deixaram 80 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve em risco máximo de incêndio. Bragança, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Portalegre, Santarém, Lisboa e Beja são alguns deles.

Além disso, a ilha da Madeira está em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). Já Porto Santo (também na Madeira) e o arquipélago dos Açores, bem como todo o continente, estão em risco elevado. Para estas zonas, o IPMA recomenda o uso de de óculos de sol com filtro UV, chapéu, T-shirt, guarda-sol e protetor solar. Os miúdos devem evitar a exposição ao sol. 

E os alertas não ficam por aqui, já que a Autoridade Marítima Nacional (AMN) anunciou que a costa algarvia será afetada por condições de agitação marítima com previsão de ventos de 56 quilómetros por hora e ondulação forte. Esta situação chega mesmo a coincidir com um período de marés vivas.

“Estas condições irão atingir a costa sul a partir de terça-feira, dia 25 de setembro, até sexta-feira, dia 28 de setembro”, acrescenta a AMN no site oficial.