NiTfm live

na cidade

Sol e fim de semana acertam-se e é desta que pode ir à praia — de fato de banho

O astro rei foi simpático para o Dia da Mãe e o fim de semana que se avizinha promete (finalmente) sol e calor.

A primavera não tem sido fácil para quem espera ansiosamente pelos primeiros dias de calor, ou pelo menos por tempo ameno, para fazer uns piqueniques, passear em jardins, quem sabe, na loucura, dar o primeiro mergulho na praia — agora que a época balnear até começa mais cedo.

Ou o tempo está simplesmente frio e chuvoso, ou vêm uns dias melhores durante a semana mas assim que o fim de semana chega, mesmo quando a grande maioria das pessoas folga e descansa, tudo piora e toca de ficar em casa, ou fazer programas dentro de portas.

Não tema, marque no calendário: o próximo fim de semana, ainda por cima aquele em que se celebra o Dia da Mãe, vai estar sol e calor  — bastante calor, com as temperaturas a chegarem aos 27º em Lisboa, segundo o site do IPMA. O Accuweather confirma as previsões, ainda que aponte para 26º.

Para ter uma ideia, na capital a temperatura mínima deverá estar nuns simpáticos 14º, o que, há dias, era a temperatura máxima. No Alentejo e Algarve, a situação será semelhante e no norte e centro é mais dispare: ainda assim, o Porto chega aos 25º no domingo, por isso toca a levar a mãe às bonitas praias da região.

Como explicou recentemente o Instituto de Meteorologia à NiT, a primavera é a época mais instável para fazer previsões a médio prazo, mas ainda assim os dados já disponíveis mostram que, embora a semana que depois começa piore um pouco e até tenha chuva no início, as temperaturas rapidamente voltam a subir e o sol a aparecer.

Esta época balnear, Portugal vai ter 640 praias para banhos, mais 99 do que em 2017, pelo que é mesmo de aproveitar.