NiTfm live

Na cidade

Serra de Sintra com trânsito interditado devido ao risco de incêndio

A medida foi decidida pela Proteção Civil, que emitiu um alerta laranja.
Mantém-se até ao final de sexta-feira.

Entre a meia-noite de quinta-feira, 11 de setembro, e as 23h59 de sexta, dia 12, não vale a pena levar o seu carro para Sintra. O trânsito na serra vai estar interditado, exceto a transportes públicos, de emergência e moradores, devido ao alerta laranja da Proteção Civil para risco de incêndio.

“Urge proteger quem vive e visita Sintra com a adoção de medidas adequadas no âmbito da Proteção Civil. Urge preservar a Serra de Sintra, Património Mundial UNESCO da Paisagem Cultural, e defendê-la para as gerações vindouras”, sublinha a nota do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, a que a agência Lusa teve acesso, citado pela “Sapo 24”.

Ao longo destes dois dias, a situação será avaliada, de 12 em 12 horas, podendo prolongar-se ou terminar mais cedo. Esta é a terceira vez que é interditado o trânsito na Serra de Sintra pelas mesmas razões.

Mas esta não é a única zona do País que requer precauções. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mais de 50 concelhos de 11 distritos — Faro, Beja, Leiria, Aveiro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança — apresentam, esta quinta-feira, risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Quanto às temperaturas, as mínimas vão variar entre os 10 (Guarda) e os 20 graus (Lisboa e Faro). A previsão de máximas aponta para valores entre os 26 (Guarda) e os 35 graus (Santarém).