NiTfm live

Na cidade

A segunda maior árvore do mundo feita de porcelana está no Porto (e é Vista Alegre)

Tem cinco metros de altura, pesa 2,5 toneladas e é uma criação da autoria da artista plástica Claudia Lopes.

Tem cinco metros de altura e pesa 2,5 toneladas.

Todos os anos por esta altura, a Internet é invadida por vídeos e fotos de gatos a destruírem árvores de Natal. Não queremos imaginar o desastre que seria se algum deles se aproximasse desta estrutura. No Museu da Misericórdia do Porto, está em exposição a segunda maior árvore do mundo feita de porcelana — e é Vista Alegre.

Cinco metros de altura, 2,5 toneladas de peso, três mil peças empilhadas. A obra é da autoria da artista plástica Claudia Lopes, e faz parte da exposição “Mesas de Natal — Tradição e Modernidade na Vista Alegre”. Desde 15 de dezembro, e até 14 de janeiro, esta árvore de Natal só é derrotada em tamanho pela que todos os anos é concebida na cidade belga Hasselt. Feita com peças oferecidas pelos moradores, tem nove metros de altura e cinco mil peças.

A exposição “Mesas de Natal — Tradição e Modernidade na Vista Alegre” é um trabalho dos decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima e da dupla Sofia Costa e Gonçalo Chen, que se juntaram para reinterpretar a mesa da consoada.