NiTfm live

Na cidade

Prepare os miúdos: o Pai Natal chega este sábado a vários pontos do País

Em Coimbra, vem em cortejo e com ajuda de Carolina Patrocínio. Já no Algarve, leva consigo uma pista de gelo gigante.
Ele vem aí.

Já o diz uma das canções mais famosas da quadra natalícia: “Santa Claus is Coming to Town“. O Natal não seria o mesmo sem o velhote de barbas brancas que a Coca Cola popularizou. É a ele que os miúdos escrevem cartas, é por ele que esperam na noite de 24 de dezembro ou no dia 25, e a quem deixam bolachas e leite morno, para o ajudar na sua viagem de trenó pelo mundo.

Apesar de a maioria dos miúdos acreditar no Pai Natal, nem sempre é fácil explicar-lhes como ele aparece tanta vez nesta altura: é que, como símbolo da quadra, ele está em todo o lado a partir de novembro. Muitos pais optam pelas explicações mais simples: são ajudantes do verdadeiro, ou são mesmo o verdadeiro que veio mais cedo, para ouvir os pedidos — e depois voltará. Para quem tem filhos mais pequenos é mais fácil: assumem que só há um, com a capacidade inexplicável e mágica de estar em cada esquina.

Este sábado, dia 9 de novembro, o Pai Natal chega da Lapónia para começar a assentar, distribuir alegria e ouvir histórias e pedidos, em dezenas de espaços comerciais de norte a sul do País. 

Em Coimbra, na Praça Terra do Forum Coimbra, a chegada do Pai Natal acontece às 17 horas. Este ano, será em formato de cortejo e contará com uma parada de mascotes, soldadinhos de chumbo e brinquedos acompanhados da apresentadora Carolina Patrocínio que será o braço direito do Pai Natal. Estes irão percorrer o shopping convidando os mais novos a conhecer todas as diversões.

É a ele que os miúdos escrevem cartas.

Em Viseu, os festejos para a chegada do Pai Natal ao Forum Viseu começam às 15 horas, também de dia 9. Conte com animação e muita música e com a presença do Tozé, vocalista dos Perfume. Porém, é às 17 horas que o icónico personagem se apresenta ao serviço. A Avenida Natal é um dos espaços que irá estar representado e traz consigo vários spots de entretenimento como carrossel, baloiços, correio do Pai Natal, biblioteca do Pai Natal (com animações de estórias cantadas) e garagem do Pai Natal (passeio de trenó em realidade virtual), entre outros.

A sul, o Pai Natal traz consigo uma mensagem muito importante — a de um Oceanos Sem Plásticos. Para além da Aldeia do Pai Natal no Forum Algarve, com chegada marcada para as 11 horas, a Pista de Gelo surge, este ano, no seu maior formato; e este cenário é complementado com painéis informativos relacionados com os oceanos, peças feitas pelas escolas da localidade e ainda uma piscina de bolas para os mais novos.

À Madeira, a chegada mais ansiada do ano marca o arranque oficial do Natal no Forum Madeira pelas 12 horas. Todas as atividades alinham-se com a mensagem ambiental que o centro pretende transmitir aos mais novos e, por isso, vão poder divertir-se com uma gigante piscina de bolas, um espaço para colorir desenhos em papel reciclado, um espaço de fotografias e, como já é hábito o Mini Comboio junto à casa do Pai Natal.

Já na zona da Grande Lisboa, a chegada do Pai Natal acontece pelas 11 horas no Almada Forum. Com 12 animadores e música a acompanhar, há várias surpresas preparadas.

Noutros centros do País, como os da cadeia Alegro, o Pai Natal deverá chegar a 16 de novembro. No Palácio do Gelo Shopping a data marcada é também essa.

Os espaços comerciais da Sonae Sierra, como o Centro Colombo em Lisboa, costumam receber o velhote de barbas brancas a 1 de dezembro; tal como os da MAR Shopping e Amoreiras.