NiTfm live

Na cidade

Escadas da Ribeira do Porto agora são um passadiço com uma vista incrível

Não sofriam obras desde que foram construídas, mas agora a degradação visível desapareceu.
Foto da autarquia.

Ficam numa das zonas mais bonitas e mais visitadas do Porto, mas mesmo assim não sofriam obras ou intervenções desde o ano em que foram construídas, 2001. Mas isso mudou. As Escadas do Cais da Ribeira foram recuperadas e já se encontram em pleno funcionamento, anunciou a Câmara do Porto na sua página de notícias. Agora recuperam a função de passadiço, bom para estar e apreciar a paisagem.

Segundo a autarquia, as escadas foram projetadas pelo Arquiteto Manuel Fernandes de Sá no âmbito do “Porto 2001”, mas nunca tinham tido quaisquer obras de manutenção desde a sua abertura. A situação chegou a tal ponto de degradação que chegaram a ser encerradas pela Proteção Civil Municipal para reparações de emergência.

A estrutura, inicialmente pensada como coberto de auxílio ao mercado local, veio a revelar-se um ponto de mobilidade pedonal na ligação entre Ponte Luis I e o Cais da Ribeira.

Agora, depois das obras, as suas características arquitetónicas, a largura, espaço e tipo de piso, permitem a permanência e a função de local para apreciar o rio, em vez de apenas ser ponto de passagem, conclui o município.