NiTfm live

Na cidade

Restrições no acesso às praias da Arrábida continuam até ao final de setembro

A medida mantém-se nos fins de semana deste mês, segundo a Câmara Municipal de Setúbal.
Mas não existem restrições durante os dias úteis.

No ano passado, as restrições no acesso às praias da Arrábida acabaram a 15 de setembro. Resultado: houve caos para estacionar na serra no resto do mês. Para evitar a repetição desta situação, na quarta-feira, 11 de setembro, a Câmara Municipal de Setúbal prolongou a medida nos fins de semana de setembro.

“As restrições à circulação automóvel deviam terminar no dia 15 de setembro, mas decidimos prorrogar essas restrições, apenas nos fins de semana, porque se mantêm as condições climatéricas favoráveis à utilização das praias”, disse Maria das Dores Meira, presidente da câmara, citada pela “TVI24”.

De acordo com as restrições que já estão em vigor pelo segundo ano consecutivo, durante a época balnear é proibida a circulação de carros entre a praia da Figueirinha e o Creiro, sendo apenas permitida a passagem de transportes públicos, veículos de emergência, de duas rodas e de residentes.

Existe também a possibilidade de deixar as viaturas em parques de estacionamento gratuitos, previamente definidos, seguindo depois para as praias em carreiras regulares dos autocarros dos TST.

Todas estas medidas evitam o congestionamento de trânsito provocado pelo estacionamento desordenado. Além disso, permitem a circulação de viaturas de emergência em caso de acidente ou de incêndio na Serra da Arrábida — situações que poderiam colocar em risco a vida de milhares de pessoas.