NiTfm live

Na cidade

Repair Café: brinquedos ou telemóveis, tudo será arranjado aqui

Novo espaço abre no Beato, em Lisboa, em 2018. Quer combater o desperdício e reduzir resíduos.

Deitar para o lixo não é uma opção.

Da próxima vez que deixar cair o telemóvel ao chão e partir o ecrã (esperemos que isto não aconteça, atenção) ou que os miúdos se queixem porque saltou um olho à boneca Maria Antonieta, o nome Repair Café vai saltar-lhe à mente. Porquê? Porque vai ser aqui que, a partir de 2018, vai poder levar todos os seus objetos partidos ou em mau estado — e dar-lhes uma segunda hipótese.

No Hub Criativo do Beato, em Lisboa, vai abrir no próximo ano o Repair Café, um espaço onde as pessoas vão poder reparar ou reutilizar objetos que habitualmente vão para o lixo. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia do Beato, o local vai contar também com um bazar, onde pode deixar os seus objetos reparados para outros os poderem utilizar, e um laboratório de combate ao desperdício, para todos aprenderem a reduzir os resíduos que produzem.

O Repair Café, que já existe como comunidade que organiza eventos pontuais, não pretende substituir as lojas de reparação, mas sim encorajar as pessoas a utilizarem estes serviços.