NiTfm live

Na cidade

Ratos de Lisboa, tenham medo: vem aí a Patrulha Gato

A Provedora Municipal dos Animais da cidade explica à NiT como irá funcionar este programa original.
Mais detalhes sobre a Patrulha Gato de Lisboa.

No dia 22 de fevereiro, a Associação de Animais de Rua anunciou que iria lançar um programa para combater os ratos e ratazanas em Lisboa através da Patrulha Gato. Ao estilo Tom & Jerry, os gatos silvestres iriam funcionar como uma espécie de caçadores oficiais da autarquia para manter os roedores longe dos moradores. 

A notícia não foi tão bem recebida como a associação esperava — e os lisboetas começaram mesmo a questionar a efetividade desta ação nas redes sociais. Os gatos não podem tornar-se um problema de saúde pública? Quem é que vai alimentá-los? Os felinos são mesmo capazes de afugentar ratos, isso não é um mito? 

Para responder a estas perguntas, a NiT falou com a Provedora Municipal dos Animais de Lisboa, Marisa Quaresma dos Reis. 

“Não, não vamos colocar mais gatos nas ruas de Lisboa. Os gatos já vivem na rua (existem perto de mil colónias de felinos em Lisboa) e muitos deles vivem em locais onde não são bem acolhidos pela vizinhança, são vítimas de envenenamento, violência física e onde a breve prazo deixarão de poder viver ou porque vai passar uma estrada no local ou porque vão construir um prédio, etc.”, explica Maria Reis. 

Ou seja, os gatos de rua vão ser vacinados, esterilizados e distribuídos por várias zonas da cidade para que possam afugentar os ratos. Esta Patrulha Gato não vai matar os roedores. Ela vai patrulhar a cidade para que eles fiquem nos esgotos e mantenham “o equilíbrio ecológico do subsolo das cidades”.

E se os cuidadores que acompanhavam estes gatos de rua não puderem mais ser responsáveis por eles, a Associação irá atribuir-lhes um novo cuidador (particular ou associação). Os novos bairros que irão receber os especialistas da Patrulha Gato serão indicados pela Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa ou a pedido dos moradores. Além disso, as escolas também se podem candidatar a este programa e adotar alguns dos gatos.

Ainda não foi revelada a data oficial da iniciativa da Patrulha Gato em Lisboa.