NiTfm live

Na cidade

Primeiro sítio pré-histórico subaquático do País foi descoberto na Ria de Aveiro

Foram encontrados vestígios de um possível acampamento do neolítico, a dois metros de profundidade na Ria, em Ílhavo.
Descoberta surpreendente.

A dois metros de profundidade, na Ria de Aveiro, em Ílhavo, foram encontrados vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico: sinais daquele que pode ser o primeiro sítio pré-histórico subaquático do país.

Segundo a Lusa, citada pelo jornal regional “Terra Nova“, no âmbito do acompanhamento arqueológico dos trabalhos de dragagem no Canal de Ílhavo, também conhecido como Rio Bôco, foram encontrados, em agosto, vários artefactos datados do período entre 4.000 A.C. e 3.000 A.C.,  e uma estrutura que se encontra submersa.

“Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. O neolítico não estávamos à espera e muito menos no sítio onde está”, adiantou à agência Tiago Fraga, diretor científico da equipa de arqueólogos. Os especialistas identificaram uma estrutura no local e suspeitam que se possa tratar de “uma grande mancha de ocupação relacionada com um povoado” que está ali. A descoberta já foi comunicada à Direção-Geral do Património Cultural que irá determinar o que será feito relativamente ao local.