NiTfm live

na cidade

O primeiro barco a hidrogénio do mundo está em Lisboa e vai poder conhecê-lo

O Energy Observer Village vai andar seis anos pelo mundo a incentivar o desenvolvimento sustentável. Vem com uma mostra interativa, que pode ser vista gratuitamente.

O Energy Observer.

Quando passar no Campo das Cebolas nos próximos dias, se vir um barco com um aspeto aerodinâmico e diferente do habitual, saiba que se trata do Energy Observer, o primeiro barco a hidrogénio do mundo. Acabou de chegar à capital portuguesa numa volta pelo planeta, para alertar para questões ambientais.

Esta terça-feira, 18 de setembro, o barco atracou em Lisboa vindo de Tanger, após quatro dias de navegação. Antes, passou por cidades como Veneza e Valência, mas a sua Odisseia para o Futuro, uma viagem à volta do mundo durante seis anos, irá passar no total por 50 países e 101 portos de escala.

O barco fica na capital portuguesa até 30 de setembro, acompanhado da sua exposição itinerante. Em Lisboa, a tripulação, liderada pelo skipper Victorien Erussard e Jerôme Delafosse, vai mostrar a tecnologia empregue a bordo e partilhar a sua expedição, que quer encontrar soluções inovadoras para proteger o planeta.

Este espaço de exposição interativa e pedagógica sobre o barco, com realidade virtual e projeções a 360º, tem acesso gratuito e estará aberto ao público durante de 21 a 30 de setembro, das 10 horas às 20 horas, na Doca da Marinha, em frente ao Campo das Cebolas. O barco estará ancorado em frente ao Cais das Colunas e será visível, mas não acessível ao público.